Catalogação e circulação do acervo no Biblivre

Catalogação de entidade bibliográfica

Primeiramente, foi realizado o cadastro da entidade, no caso, o autor Zygmunt Bauman, na parte de catalogação de autoridades:

 1º

Após isso, na parte de catalogação bibliográfica, foi realizado o preenchimento dos campos, seguindo o formato MARC:

2º

No momento de preencher o campo 100 (Autor – nome pessoal), por já ser uma autoridade cadastrada, o Biblivre realizou o preenchimento automático do campo:

13457580_1335513366477366_588710818_n

2)

3º

Os demais campos foram preenchidos logo após o passo acima:

4º

5º

O campo 650 pode ser repetido para que todos os assuntos principais do textos estejam presentes na catalogação:

6º

Na ultima parte do formulário, apresenta-se informações sobre os exemplares da obra catalogada:

7º

Resumo Catalográfico após a realização da catalogação:

8º

O Biblivre possui os principais campos do MARC já prontos para preenchimento no formulário, e campos podem ser adicionados ou minimizados, como visto acima. Também é possível visualizar e editar em formato MARC, a catalogação. O Biblivre apresenta uma catalogação mais fácil e com menos empecilhos que o Koha, além de possuir toda a sua interface em português.

Circulação de acervo no Biblivre:

O Biblivre, permite a criação de dois tipos de usuários, apenas: Funcionário e Leitor. Também é possível modificar a situação do usuário, se ele está ativo, inativo, bloqueado ou se possui pendências. Foi criado um usuário leitor fictício para demonstrar o processo de criação de usuário e de como funciona a circulação de obras, representado na imagem abaixo:

1º 1

No formulário de cadastro, diversas informações são requisitadas para preenchimento, entretanto apenas o email foi um requisito obrigatório para o cadastro:

2º 2

Enfim, o cadastro de usuário finalizado, gerando um perfil do usuário, onde é possível até mesmo adicionar uma foto do mesmo:3º3

Para realização de reserva, é necessário a busca do arquivo e seleção de um usuário para efetuar a reserva:

4º 4

Exemplo de reserva realizada:

5º 5 (2)

Os limites de data de expiração de reserva, podem ser alterados no sistema, de acordo com o regulamento da biblioteca.

Exemplo de empréstimo e devolução.

Primeiro, foi necessário pesquisar o exemplar pelo número do tombo, gerado automaticamente pelo sistema:

6º 6

Após a realização do empréstimo é demonstrado o tempo que o usuário tem para entregar a obra, o sistema permite a impressão de um recibo com essas informações:

5º 5 (2)

Após o empréstimo é possível renovar e devolver a obra, de modo que ao pesquisar a mesma, pelo perfil de funcionário, este é o resultado:

6º 6

O Biblivre apenas fornece dois tipos de usuários para criação de perfil, o leitor e funcionário, sendo necessário configurar em cada perfil algumas limitações. Lembrando que todas as datas, tanto de reserva quanto de empréstimo podem ser modificadas no sistema, apesar de já virem preenchidas automaticamente.

Deixe um comentário